A importância da transformação digital no cenário atual dos negócios

À medida que avançamos na década de 2020, ficou mais evidente que para as empresas crescerem e competirem, é necessário tomar medidas para se tornarem mais resilientes, competitivas e responsivas. As empresas devem desenvolver e transformar seu cenário digital, desde as matérias-primas e os primeiros níveis da cadeia de suprimentos até o atendimento às rápidas mudanças na demanda dos clientes por serviços mais personalizados e a modernização e inovação dos modelos de negócios tradicionais.

Em sua última pesquisa com executivos seniores, a McKinsey descobriu que, desde a pandemia, há um nítido senso de urgência entre os líderes de negócios para digitalizar e modernizar seus processos e sistemas legados. De acordo com a pesquisa, muitos entrevistados reconhecem que os modelos de negócios das empresas se tornaram obsoletos. Apenas 11% acreditam que seus modelos de negócios atuais serão economicamente viáveis até 2023, enquanto outros 64% dizem que a empresa precisa criar novos negócios digitais para ajudá-los a chegar lá.

Para as empresas de hoje, a questão não é se precisam  da digitalização para competir no cenário atual dos negócios, e sim quando elas podem iniciar a jornada de transformação digital.

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Definição da transformação digital

A transformação digital envolve a integração de tecnologias e soluções digitais em todas as áreas de uma empresa. Trata-se de uma mudança cultural e tecnológica, pois as organizações precisam realizar mudanças fundamentais em suas operações e na forma como proporcionam experiências e benefícios aos clientes. As soluções digitais também ajudam a ampliar a força de trabalho e podem levar à transformação dos processos de negócios e modelos de negócios.

A importância da transformação digital no cenário atual dos negócios

À medida que avançamos na década de 2020, ficou mais evidente que para as empresas crescerem e competirem, é necessário tomar medidas para se tornarem mais resilientes, competitivas e responsivas. As empresas devem desenvolver e transformar seu cenário digital, desde as matérias-primas e os primeiros níveis da cadeia de suprimentos até o atendimento às rápidas mudanças na demanda dos clientes por serviços mais personalizados e a modernização e inovação dos modelos de negócios tradicionais.

Em sua última pesquisa com executivos seniores, a McKinsey descobriu que, desde a pandemia, há um nítido senso de urgência entre os líderes de negócios para digitalizar e modernizar seus processos e sistemas legados. De acordo com a pesquisa, muitos entrevistados reconhecem que os modelos de negócios das empresas se tornaram obsoletos. Apenas 11% acreditam que seus modelos de negócios atuais serão economicamente viáveis até 2023, enquanto outros 64% dizem que a empresa precisa criar novos negócios digitais para ajudá-los a chegar lá.

Para as empresas de hoje, a questão não é se precisam  da digitalização para competir no cenário atual dos negócios, e sim quando elas podem iniciar a jornada de transformação digital.

Inovação nos negócios e três facetas da transformação digital

As empresas de hoje vivem um momento de rápido aumento da concorrência e de demandas dos clientes. Um dos principais objetivos das iniciativas de transformação digital é ajudar os líderes de negócios e as equipes a simplificar as operações e torná-las mais competitivas. As novas tecnologias (apresentadas a seguir) desempenham um papel central na condução da transformação e também nos processos de negócios, modelos de negócios, cultura organizacional e receptividade à transformação.

 

Todo plano de transformação deve analisar estas três áreas:

 

  1. Transformação dos processos de negócios: envolve a mudança e a adaptação dos principais processos e workflows – geralmente de longa data – para atender às constantes mudanças nas metas de negócios, na concorrência e nas demandas dos clientes, muitas vezes por meio da automação de processos. Apesar de os termos serem frequentemente usados de modo intercambiável, a transformação digital é um subconjunto da transformação dos negócios – ela cria uma estrutura tecnológica conectada que oferece sustentação e suporte às mudanças nos processos.

    A comprovação da transformação dos processos de negócios pode ser vista de ponta a ponta nas operações graças às melhorias na gestão de workflow. Por exemplo, ao implementar um sistema de gestão da cadeia de suprimentos digitalizada baseado em nuvem, as empresas podem reduzir o tempo de inatividade, simplificar a produção e aumentar a rentabilidade.

  2. Transformação do modelo de negócios: a transformação do processo de negócios tem como foco os workflows e as áreas relacionadas a tarefas, enquanto a transformação do modelo de negócios visa os elementos básicos de como o valor é entregue em um setor específico. No geral, as empresas estão usando a transformação digital para mudar os modelos de negócios tradicionais.

    No setor automotivo, as tecnologias digitais permitem centralizar e automatizar modelos de negócios baseados em assinatura e processos de faturamento. Somado às rápidas mudanças nas demandas dos clientes e na cultural geral, a compra tradicional de carros está em transformação com os modelos baseados em assinatura.

  3. Transformação organizacional e cultural: uma transformação digital bem-sucedida deve se alinhar à cultura e aos valores da organização. Uma perda interna de confiança na cultura corporativa pode afetar a produtividade, a iniciativa e o bem-estar da força de trabalho. A adoção lenta ou pessimista de novas tecnologias digitais pode ocasionar perda de metas, de competitividade, de receita e de valor da marca.

    A transformação organizacional é melhor alcançada por meio de colaboração e discussões abertas em todos os níveis hierárquicos – sobre como essa transformação digital afetará funções e workflows e por que as equipes de liderança acham que isso compensará o risco e o esforço no longo prazo.

Benefícios da transformação digital

A transformação digital integra todos os níveis e funções de uma empresa moderna. As tecnologias inteligentes oferecem às empresas as ferramentas essenciais para que sobrevivam e prosperem. Este são alguns impactos potenciais da transformação:

  • Fornece insights detalhados para fundamentar as decisões em tempo real:para muitas empresas, a avaliação do desempenho e do ROI é um processo atrasado. Quando os dados são reunidos, processados e analisados manualmente, a oportunidade já passou. Com um sistema ERP moderno e funções analíticas avançadas, as empresas podem ver dados em tempo real e personalizar algoritmos de análise poderosos para tomar a decisão mais acertada no momento.

 

  • Aumenta a eficiência e a produtividade:dispositivos e máquinas de rede IoT transmitem dados continuamente, logs de máquinas e relatórios de desempenho. Com a aplicação de funções analíticas avançadas, esses dados podem dar suporte à manutenção preditiva, reduzir o tempo de inatividade e fornecer insights para workflows mais produtivos e eficientes.

 

  • Aprimora as experiências do cliente:seus clientes querem que suas necessidades sejam atendidas nos próprios termos. Personalização, acesso omnichannel, planos de serviço personalizados e acesso em tempo real a dados ajudam você a atender às expectativas em constante mudança e, ao mesmo tempo, aumentar os leads e promover a retenção e a fidelidade.

 

  • Ajuda a impulsionar a inovação do modelo de negócios:não há dúvida de que as mudanças nas demandas dos consumidores e do mercado estão impulsionando um foco maior na inovação do modelo de negócios como meio de criação de valor. Mas para mudar e modernizar os modelos de negócios fundamentais e as experiências dos clientes, as empresas precisam ter capacidade de reunir e analisar dados em tempo real e desenvolver processos automatizados e inteligentes para gerenciar novos modelos de negócios, de pagamentos e de serviços.

 

  • Oferece suporte a uma estratégia robusta e competitiva de crescimento corporativo:quando as empresas digitalizam suas operações e otimizam seus serviços com tecnologias conectadas, elas encontram novas maneiras de se conectar e colaborar e de simplificar futuras estratégias de crescimento dos negócios, incluindo:
    • Desenvolver novos produtos e serviços
    • Melhorar a lucratividade e fortalecer os canais de receita
    • Atrair e reter novos leads e clientes

 

  • Estimular a agilidade e a resistência à disrupção:a pandemia de COVID-19 serviu para destacar várias vulnerabilidades nos modernos processos e modelos de negócios. Mas essa foi apenas uma das muitas mudanças culturais, econômicas, políticas e de mercado que as empresas vêm enfrentando cada vez mais nos últimos anos. Agora, as empresas modernas buscam a transformação digital para terem as ferramentas que permitam o rápido desenvolvimento de novos produtos e serviços e as funções analíticas preditivas para observarem melhor as disrupções que surgem ou para preverem mudanças e oportunidades de mercado. Elas querem ser capazes de ampliar e reduzir a escala com facilidade e ter um pacote completo de soluções conectadas à nuvem que possam impulsionar a inovação, sem precisar passar de um provedor para outro.
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